Ligue agora

Vibração ocupacional

Segundo a NHO 09 - Avaliação da exposição ocupacional a vibrações de corpo inteiro, aplica-se à exposição ocupacional a vibrações, em quaisquer situações de trabalho em que a vibração seja transmitida ao corpo, tanto na posição em pé, quanto na sentada.

De acordo com esta norma, deverão ser obtidas informações técnicas e administrativas relacionadas aos veículos, às máquinas e aos equipamentos, às operações e demais parâmetros (ambientais, de processos de trabalho etc.) envolvidos nas condições de trabalho avaliadas. Tais informações serão corroboradas por observações de campo, necessárias para a identificação dos grupos de exposição similar e para a caracterização da exposição dos trabalhadores com base no critério utilizado.

A avaliação da vibração deverá ser feita de forma a ser representativa da exposição de todos os trabalhadores considerados no estudo.

Identicando-se os grupos de exposição similar, não precisarão ser avaliados todos os trabalhadores. As avaliações podem ser realizadas cobrindo parte dos trabalhadores de cada grupo considerado que esteja em situação correspondente à exposição “tépica” do grupo.

Medidas preventivas e corretivas quanto a exposição ocupacional a vibrações

As medidas preventivas são ações que visam a minimizar à probabilidade de que as exposições à vibração causem prejuízos ao trabalhador exposto e evitar que o limite de exposição seja ultrapassado. Devem incluir o monitoramento periódico da exposição, a informação e orientação aos trabalhadores e o controle médico.

As medidas corretivas visam a reduzir os níveis de exposição a vibrações, devendo ser adotadas tendo por base as recomendações estabelecidas no critério de julgamento e tomada de decisão.

Entre as diversas medidas corretivas podem ser citadas:

  • Modificação do processo ou da operação de trabalho;
  • Manutenção de veículos e máquinas;
  • Redução do tempo de exposição diária;
  • Alternância de atividades ou operações que geram exposições a níveis mais elevados de vibração;

Nossa empresa é uma das poucas em Minas Gerais capacitadas de Identificar, avaliar e implementar com eficiência todos os quesitos citados na norma. Nossa equipe tem o conhecimento teórico e prático necessário para assegurar as melhores condições de trabalhos para os profissionais de sua empresa.

Para saber mais sobre vibração ocupacional ou qualquer outro assunto relativo a higiene ocupacional, entre em contato conosco.

Entre em contato

Entre em contato

Faça seu pedido de orçamento. Você pode nos ligar ou deixar os seus dados no formulário abaixo que entraremos em contato

Tel: (31)2551-1222 (31)3055-3058 (31)3055-3072 (31)3055-3550