Ligue agora

Programa de gerenciamento de riscos

Gerenciamento de Riscos é uma diretriz internacional de segurança do trabalho e do meio ambiente que visa caracterizar os processos de identificação, avaliação e controle de riscos. Desta forma, o Programa de Gerenciamento de Riscos, ou PGR, tem como objetivo a prevenção ou a redução da ocorrência de acidentes nas empresas e proteger o meio ambiente ou reduzir sua severidade, caso um evento dessa natureza ocorrer.

A atuação das agencias oficias de proteção ao meio ambiente, apoiadas por legislações cada vez mais rigorosas, obriga às empresas a adoção de uma série de medidas que façam parte de um programa de gerenciamento de riscos. Além disso, o PGR também pode ser uma importante ferramenta para redução de custos destinados a reparação de danos, indenizações por afastamento de funcionários, contratação de apólices de seguros e paralizações de produção.

Toda empresa com atividades que possam acarretar acidentes maiores deverá estabelecer um PGR. O PGR deverá ser implantado em todos os processos de fabricação, manuseio, armazenamentos, transporte e logística de produtos que exijam cuidados especiais, inflamáveis, ou produtos tóxicos, contemplando ações que visem manter as instalações funcionando, ao longo do tempo, dentro dos padrões de segurança considerados aceitáveis ou toleráveis.

Para que seja eficiente, o PGR deve formular e implementar medidas e procedimentos técnicos e administrativos que visem esta prevenção, redução e controle dos riscos, ao mesmo tempo que mantem as instalações operando dentro de padrões de segurança toleráveis. Neste ponto, para a efetiva “redução de riscos” em instalações e em atividades perigosas, são necessárias medidas que visem reduzir as frequências de ocorrências dos acidentes (prevenção) e as suas respectivas consequências (proteção).

Segundo o Manual de orientação para a elaboração de estudo de análise de riscos (norma CETESB P4.261), o escopo do PGR deverá conter:

  • informações de segurança de processo;
  • revisão dos riscos de processos;
  • gerenciamento de modificações;
  • manutenção e garantia da integridade de sistemas críticos;
  • procedimentos operacionais;
  • capacitação de recursos humanos;
  • investigação de incidentes;
  • plano de ação de emergência (PAE);
  • auditorias.

Entre em contato

Faça seu pedido de orçamento. Você pode nos ligar ou deixar os seus dados no formulário abaixo que entraremos em contato

Tel: (31)2551-1222 (31)3055-3058 (31)3055-3072 (31)3055-3550