Ligue agora

PPRA - Programa de Prevenção de Riscos Ambientais

O que é o PPRA e qual o seu objetivo?

PPRA é o Programa de prevenção de Riscos Ambientais em uma empresa, que tem por objetivo a preservação da saúde e integridade física de seus trabalhadores de acordo com as prescrições da Norma Regulamentadora 9 do Ministério do trabalho.

O PPRA integra um conjunto de iniciativas de saúde e a integridade física dos empregados de uma empresa que deve ser articulado com as outras normas, principalmente com o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO previsto na NR 7.

Quais são os Riscos Ambientais citados na NR 9?

Para efeito da NR 9, riscos ambientais são os agentes físicos, químicos e biológicos existentes no ambiente de trabalho que por sua natureza, intensidade, tempo de exposição e concentração, podem comprometer a saúde dos trabalhadores.

Quem é o responsável pelo desenvolvimento do PPRA?

O empregador é o responsável pelo desenvolvimento do PPRA no âmbito de cada ambiente da empresa. É de suma importância a contribuição dos trabalhadores para que juntos possam identificar as características dos riscos presentes no local de trabalho e definir a abrangência e profundidade para a aplicação das medidas de prevenção a serem adotadas.

Qual a estrutura mínima do PPRA?

O nível de abrangência das medidas prescritas no PPRA pode variar de forma significativa entre as empresas. Mas, independente do programa implementado, existem parâmetros mínimos e diretrizes gerais de devem constar na estrutura do programa:

  • Um planejamento anual onde seja estabelecida a meta, a prioridade e o cronograma de execução;
  • A estratégia e a metodologia das ações que serão adotadas;
  • Uma forma de registrar, manutenir e divulgar os dados percebidos no âmbito da empresa;
  • A periodicidade e forma de avaliação do desenvolvimento do PPRA.

É importante ressaltar a necessidade de realizar uma análise global no PPRA pelo menos uma vez ao ano. É por meio de uma analise detalhada do programa que podemos identificar os ajustes necessários e a necessidade de implementação de novas metas e prioridade.

Elaboração, implementação, acompanhamento e avaliação do PPRA

De acordo com a NR 9, a elaboração, implementação, acompanhamento e avaliação do PPRA poderão ser feitas pelo SESMT – Serviço Especializado de Engenharia e Segurança do Trabalho ou por profissional ou equipe de profissionais que, a critério do empregador, sejam capacitados para realizar as prescrições da NR.

A Aval Engenharia é uma empresa sólida, preparada e em constante desenvolvimento para proporcionar de forma eficiente e prática as melhores soluções de segurança do trabalho para sua empresa. Somos experientes em todas as etapas e fases da elaboração do PPRA – Entre em contato usando o formulário ao lado e faça um orçamento sem compromisso.

Peça um orçamento sem compromisso

Entre em contato

Faça seu pedido de orçamento. Você pode nos ligar ou deixar os seus dados no formulário abaixo que entraremos em contato

Tel: (31) 3047-9420, (31)3055-3058, (31)3055-3072, (31)3055-3550, (31) 2551-1222, (31) 3291-1222, (31) 2516-1226, (31) 2516-1678