Ligue agora

MAPA DE RISCOS DE ACIDENTES DO TRABALHO

Mapa de Riscos são uma representação gráfica dos fatores presentes nos locais de trabalho, que façam parte ou não ao processo produtivo, e que são capazes de acarretar prejuízos à saúde dos trabalhadores ou acidentes e doenças do trabalho.

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, ou CIPA, através da NR-5, é a responsável por elaborar e afixar o Mapa de Risco nos locais de trabalho, ouvindo os trabalhadores de todos os setores da empresa, em parceria com o SESMT, exceto nas empresas que não tem SESMT. O mapeamento é feito anualmente, juntamente com a renovação da CIPA, sendo de caráter obrigatório para todas as empresas, exceto aquelas que, por lei, estão isentas da implantação e manutenção da CIPA.

Tem como objetivo informar e conscientizar os trabalhadores sobre os riscos que possam existir no local de trabalho, reunindo as informações necessárias para estabelecer o diagnóstico da situação de segurança e saúde no trabalho, possibilitando a troca constante de informações. Trazendo benefícios não só para os trabalhadores e demais pessoas que transitem nas áreas de risco, como as empresas pela redução de perdas das horas paradas, danos em equipamentos e desperdícios de matérias-primas.

A elaboração do Mapa de Riscos leva em consideração cinco tipos de riscos:

  • Riscos Físicos: Ruídos, vibrações, radiações, pressões, temperaturas, iluminação, etc.;
  • Riscos Químicos: poeiras, fumos névoas, vapores, gases, neblinas, produtos químicos, etc.;
  • Riscos Biológicos: Vírus, bactérias, fungos, bacilos, parasitas, insetos, etc.;
  • Riscos Ergonômicos: Posturas, trabalho noturno, monotonia, ritmos, etc.;
  • Riscos Mecânicos: Maquinas ou equipamentos sem proteção, ferramentas defeituosas, eletricidade, probabilidade de incêndio ou explosão, etc.;

O Mapa de Riscos é feito tendo como base a planta baixa ou o esboço local dos locais de trabalho. No mapa de riscos, círculos de cores e tamanhos diferentes mostram os locais e os fatores que podem gerar as situações de perigo pela presença de agentes físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e mecânicos.

O Mapa de Risco deve ser de fácil visualização e afixado em locais acessíveis no ambiente de trabalho, para informar e orientar não somente os trabalhadores, mas todos que ali atuam ou transitem, quanto às principais áreas de risco da empresa.

 

Peça um orçamento sem compromisso

Entre em contato

Faça seu pedido de orçamento. Você pode nos ligar ou deixar os seus dados no formulário abaixo que entraremos em contato

Tel: (31)2551-1222 (31)3055-3058 (31)3055-3072 (31)3055-3550