Ligue agora

Higiene ocupacional ou mesmo Higiene do trabalho ou Higiene Empresarial

A higiene ocupacional, ou mesmo Higiene do trabalho ou higiene industrial é:

“A ciência e a arte devotadas à antecipação, ao reconhecimento, à avaliação e ao controle dos fatores ambientais e agentes” tensores “originados no ou do trabalho , os quais podem causar enfermidades, prejuízos à saúde e bem-estar, ou significante desconforto e ineficiência entre os trabalhadores ou entre os cidadãos da comunidade”
- American Conference of Governamental Industrial Hygienists – ACGIH

O objetivo da Higiene Ocupacional deve ser eliminar os riscos ambientais nos locais de trabalho, proporcionando ambientes de trabalho salubres, protegendo e promovendo a saúde dos trabalhadores e protegendo o meio ambiente. O que também significa eliminar tudo o que pode afetar a saúde dos trabalhadores nas empresas nos seus aspectos físico, mental e social.

Doenças ocupacionais incapacitam, invalidam e muitas vezes matam trabalhadores diariamente, dentro das empresas. Algumas vezes até de maneira indireta, onde nem sempre é possível definir o nexo causal, devido à falta de atendimento adequado, entre outros fatores. Graves problemas como o câncer, podem ter origem ocupacional e, podemos encontrar muitos agentes cancerígenos nos ambientes de trabalho. Também é importante frisar que as doenças ocupacionais, por serem muito menos visíveis que os acidentes de trabalho, são muitas vezes sub-estimadas.

Muitas vezes existe a percepção e aceitação dos riscos e das necessidades de prevenção das doenças ocupacionais pelas empresas, e da necessidade de preveni-los, mas existe o obstáculo da escassez de profissionais e empresas qualificadas nesta área.

A aval engenharia é especialista em Higiene Ocupacional e tem projetos por todo o Brasil. Somos especializados em medições ocupacionais e monitoramentos ambientais de:

Ruido por dosimetria

Ruido por dosimetria

Trata dos limites de tolerância para “ruído contínuo ou intermitente”, que é o ruído que não seja ruído de impacto, no ambiente de trabalho.

Calor IBUTG

A NR 15, em seu Anexo 3, especifica algumas condições em que o ambiente, exposto ao calor, passa a ser considerado acima da tolerância para a saúde do trabalhador. E a maneira mais comum e indicada de medição de níveis de calor e temperatura, é através do IBUTG (Índice de Bulbo Úmido Termômetro de Globo).

Radiação ionizante e Radiação não ionizante

Radiação Ionizante

Segundo a NR 32, radiação ionizante é um risco físico. Considera-se risco físico a probabilidade de exposição a agentes físicos, que são as diversas formas de energia a que possam estar expostos os trabalhadores, tais como ruído, vibração, pressão anormal, iluminação, temperatura extrema, radiações ionizantes e não ionizantes.

Iluminação / iluminância / luminosidade

 Iluminância

Segundo a NBR 5413, Iluminância é o limite da razão do fluxo luminoso recebido pela superfície em torno de um ponto considerado, para a área da superfície quando esta tende para o zero.

Vibração Ocupacional (somos umas das poucas em mg)

Vibração

Segundo a NHO 09, aplica-se à exposição ocupacional a vibrações de corpo inteiro, em quaisquer situações de trabalho em que a vibração seja transmitida ao corpo, tanto na posição em pé, quanto na sentada.

Saiba mais sobre Vibração Ocupacional

Fumos metálicos

Fumos Metalicos

Ocupações que expõem trabalhadores ao risco de inalação de poeiras que causam pneumoconiose e estão relacionadas a diversos ramos de atividades, como mineração e metalurgia, entre outros.

Bomba de Poeira

Gases e vapores

Vapores orgânicos, Vapores inorgânicos e Névoas

Poeira mineral respirável com ou sem detecção de sílica e Poeira mineral total com ou sem detecção de sílica, Poeira metálica, Poeira orgânica, Poeira de algodão, Poeira de madeira. PNOC

Agentes químicos contaminantes, classificados como aerodispersóides, que podem gerar enfermidades ocupacionais nos trabalhadores, como o surgimento de doenças no sistema respiratório, como a Pneumoconiose, a Doença Pulmonar Obstrutiva Cronica (DPOC) e Tumores malignos.

Na avaliação e detecção podem ser utilizados equipamentos fixos e/ou os equipamentos portáteis

Entre em contato

Para mais informações ou para solicitar um orçamento, preencha o formulário abaixo ou ligue:

(31)2551-1222 (31)3055-3058 (31)3055-3072 (31)3055-3550

Localização

Rua Fausto Alvim, 363 - Nova Suiça - Belo Horizonte - MG
Aval Engenharia

Também fornecemos Laudos Técnicos de:

Periculosidade

Laudo técnico que diz respeito a explosivos, inflamáveis gasosos e líquidos, radiações ionizantes e substancias radioativas;

Solicite mais informações

Insalubridade

É o do documento que atesta se o empregado tem direito de receber o adicional por insalubridade, devido à exposição de agentes físicos, químicos ou biológicoss segundo os limites de tolerâncias estabelecidos pelas legislações e as proteções fornecidas pela empresa. Este adicional pode variar de 10%, 20% ou 40% do salário-mínimo.

Aposentadoria especial

É o documento que atesta se o empregado tem direito a se aposentar por exercer atividade especial, caso tenha tempo de trabalho permanente, não ocasional nem intermitente, durante quinze, vinte ou vinte e cinco anos em atividade com efetiva exposição a agentes nocivos químicos, físicos, biológicos ou associação de agentes prejudiciais á saúde ou á integridade física.